segunda-feira, 24 de abril de 2017

Coaching ajuda nas vendas?

Se você já pensou em fazer coaching para te ajudar a ser um melhor vendedor mas ainda não fez, leia primeiro este texto.
E se alguém te indicou o processo de coaching e você ainda não sabe para que serve, leia este texto.
E se você só está mesmo é curioso sobre coaching, leia este texto também.

Afinal, o que é coaching?

 

Coaching é um processo de desenvolvimento realizado a partir do acordo de parceria com um Coach formado. Você contrata um serviço de coaching com um número determinado de sessões a fim de atingir um determinado objetivo ou um conjunto de objetivos. 
As sessões de coaching tem a duração de no mínimo 50 minutos, mas podem se estender até 120 minutos, dependendo do Coach e do conteúdo da sessão.
Normalmente são contratados um pacote de 8, 10 ou 12 sessões. Esta decisão é tomada pelo Coach em conjunto com o Coachee a na primeira sessão. Isso é feito pela avaliação do Coach a partir do objetivo do Coachee.
Coach é o nome do profissional que atua fornecendo o serviço de atendimento de coaching, que é o nome do processo. O nome do cliente é coachee. (Pronuncia-se assim: Coutch, Coutchin, Coutchii).

Coaching serve para chegar lá, para construir um objetivo, na prática, com análise, planejamento e ações focadas. O sentimento de uma sessão de coaching pode ser variado: De parceria, de motivação, de apoio, de incômodo, de autodescoberta. de surpresa, etc.

Os resultados possíveis de um processo de coaching podem ser muitos. Imagine um objetivo que você tenha, seja pessoal ou profissional; normalmente, seja qual for este seu objetivo, poderá ser alcançado fazendo coaching. 

Porém, o ideal é que você escolha objetivos grandes, daqueles tipos que você mesmo acha quase impossíveis de serem alcançados, pelo menos sem uma ajuda extra profissional. É aí que o coaching se mostra altamente recomendável.


Então, pode me ajudar a vender mais e melhor? 

Se este for o seu grande objetivo, a resposta é sim. 
Mas, certamente o coaching oferece uma gama de recursos que vai além. Se você se deparar com algum conflito ou bloqueio interno onde não consegue mais seguir em frente, o coaching provavelmente vai te ajudar a ultrapassar esta barreira. Até casos psicológicos o coaching consegue dar respostas satisfatórias, não todas, claro. Aliás, sobre problemas psicológicos, o mais indicado mesmo é o profissional de psicologia, até porque, o coaching não visa resolver problemas do passado, mas construir objetivos para o futuro. Embora tenha recursos para atacar e resolver certas travas internas.

Qual é a diferença entre coaching, terapia, consultoria e mentoring?

Boa pergunta. Para responder de forma simples e rápida, vamos considerar certos aspectos.

A terapia trata conteúdos do passado, dores emocionais, traumas, conflitos internos. O coaching constrói propósitos de vida futura com recursos internos.

A consultoria é a contratação de uma especialidade. Você quer uma pessoa que saiba muito de algo para te dar a resposta certa para uma questão específica.O coaching não dá respostas prontas, ele tira as respostas e constrói significados, planos e resultados a partir do cliente.

No mentoring existe a figura da pessoa experiente, que já passou pelo que você está por passar. Normalmente indicado para a carreira profissional. O mentoring é um processo de direcionamento, de aconselhamento para uma tomada de decisões mais precisas. É uma forma de aproveitar a experiência de quem já trilhou o caminho que você vai trilhar. No coaching não existe aconselhamento e o profissional pode não conhecer nada da sua área profissional para lhe fornecer o serviço de coaching.

Coaching é classificado como treinamento. Nos Estados Unidos, o coach é o treinador técnico direto do time, ou do atleta na área esportiva. No Brasil o coach é o profissional que dá suporte de autotreinamento para pessoas em qualquer área. O mais importante é conhecer o conjunto de técnicas do processo coaching. Por isso é que você precisa contratar um coach certificado.

Como escolher um Coach certificado?

Coach certificado é todo profissional de coaching que tem formação de alguma escola de coaching no Brasil ou exterior. 
Veja se ele tem um site que mostre onde ele se formou e qual estilo de coaching ele faz. Quanto tempo ele tem de mercado mostra sua experiência como coach. Em alguns casos pode ser uma boa escolher alguém que já trabalhou em sua área, mas não é obrigatório.


Coaching é um processo excelente de crescimento pessoal ou profissional. Muitos profissionais estão se aproveitando do processo para dar um salto em sua vida. 
Existem diversos grandes e bons exemplos de personalidades em diversas áreas que fizeram coaching e recomendam. Veja no vídeo abaixo Bill Gates e Lary Page, um dos diretores do Google afirmando que todo mundo precisa de coaching:



Depois me conta os resultados. Eu aposto que você vai explodir em vendas.

Sucesso
Sidnei Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário