sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Curso de vendas pela internet funciona?


É possível aprender a vender através de cursos online?

Para responder a esta pergunta é necessário ter em mente alguns dados.


O primeiro deles diz respeito ao conteúdo:


Conforme o tipo de conteúdo que se pretenda aprender, existe uma forma mais adequada para se obter um melhor resultado. Porém, ainda é importante afirmar que existe uma teoria que afirma que para cada pessoa do mundo existe uma forma particular de aprender.



Mas, em termos gerais, o que eu quero dizer é que, se o conteúdo é intelectual, como por exemplo um curso de matemática financeira, basta uma apostila escrita e uma calculadora HP12C que será possível aprender tudo a respeito.

Caso o curso exija outros tipos de estímulo para a aprendizagem, como por exemplo, psicologia, medicina, química, que exigem a ação prática em laboratório, um treinamento apenas teórico e leituras não serão o bastante para um aprendizado completo. A faculdade de direto forma advogados que, em muitos casos vão precisar falar em público no tribunal de juri. Mas a faculdade não oferece curso de oratória para os alunos, oque eles precisam procurar fora.

baixe um e-book grátis de oratória do Professor Sidnei Miranda


E, por fim, se o conteúdo for essencialmente prático, como por exemplo, direção de tratores, embarcações, aviação, prática de circo, nestes casos, a prática física se torna a principal forma de acesso ao real aprendizado. Portanto, ensino EAD não será o bastante para todos os tipos de conteúdo, a não ser para a parcela de conteúdo puramente intelectual e os exercícios que exigem apenas este nível de entendimento e cognição.

Neste ponto já posso afirmar que para aprender vendas, é possível sim fazê-lo pelo sistema de EAD, considerando que será necessário uma complementação da parte prática, ou seja, na frente do cliente. Um teatro de vendas vai complementar os treinamentos. Ainda assim, na falta desse teatro como treinamento, será possível que o novo vendedor use seus próprios clientes como exercício a fim de se aprimorar.


O segundo é o método e o professor:

O método precisa ser adequado ao tipo de conteúdo que se pretenda ensinar. E o professor deve, no mínimo ser realmente preparado para dar aula, além de ser um exemplo do conhecimento que pretenda ensinar. Isso seria o mínimo a se esperar desses dois critérios.
Ainda sobre o método, não precisa ser sofisticado, com equipamentos de última geração, o mais importante é que ele associe três elementos fundamentais, que são:

  1. Estado. Se refere ao envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem. O estado é emocional e precisa ser criado pelo processo logo no início das aulas. O efeito do estado é um engajamento dos alunos durante a aplicação dos próximos dois elementos.
  2. Técnica. Se refere à estratégia pedagógica que será utilizada na aula para ensinar o terceiro elemento.
  3. Conteúdo. O que vai ser ensinado. Dispensa comentários. Mas, deve ter uma sequência lógica e didática.


Existem muitas escolas na internet oferecendo diversos cursos. Uma das que eu conheço que tem ótima estrutura para aprendizagem é esta do link abaixo, você pode fazer curso de Pós Graduação:


No Portal Educação você pode fazer até curso de qualquer coisa.

Agora, se você quer mesmo é fazer curso de vendas pela internet, aqui tem um boa opção também do Portal Educação


Esse eu indico com certeza. Pode fazer que vale a pena tanto pela qualidade quanto pelo conteúdo, estratégia e didática.

Boas aulas e depois, me conta como foi.

Sucesso nas vendas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário