Vendedor
consultor é o termo utilizado para o profissional de vendas que não
visa mais, como foco central de seu trabalho, a sua própria necessidade
de vender ou de bater metas. Ele está concentrado em suprir as
necessidades de seu cliente, mas não de uma forma apenas comercial, e
sim , como um consultor.
Este
novo perfil do vendedor está mobilizando muitos profissionais no
sentido de tomar consciência de que o mercado mudou e não absorve mais
os serviços de um vendedor padrão. O novo vendedor deve acompanhar os
novos caminhos do mercado. Agir como um consultor vai muito além de agir
como um simples fornecedor de produtos e serviços, é agir como um
parceiro de negócios, que estuda os melhores recursos para as
necessidades de produtividade, de resultados, de competitividade e de
inovação.
Para
este novo perfil, ainda existem as consultorias de vendas, cujo nome
começa a necessitar de nova roupagem, porque na medida em que vender
deixa de ser o foco central deste trabalho e passa a ser uma
consequência do trabalho da consultoria, então o nome consultoria de
vendas deixa de fazer sentido para os clientes. Agora o termo mais
indicado é Consultoria de compras.
O
termo vendedor consultor fica sendo aplicado apenas para identificar o
vendedor para si mesmo. Já para o cliente a consultoria é para o
departamento de compras mesmo.
Buscar
as melhores soluções, os melhores preços e prazos. Dar suporte com
informações técnicas voltadas para a construção do saber da empresa.
Proporcionar assistência e manutenção às soluções implantadas. Ser um
parceiro na realização do desenvolvimento da empresa nos quesitos:
Inovação e competitividade.
Este
é o novo perfil do vendedor consultor. Nada parecido com um
profissional que faz boas demonstrações e deixa catálogos e cartão de
visitas para aumentar o trabalho do comprador.
As empresas estão precisando é de quem se antecipa a este trabalho. Mas não basta trazer as coisas prontas e apenas relatar os resultados. É necessário estabelecer primeiro um vínculo de confiança e iniciar um trabalho de consultoria a partir do questionamento sobre as necessidades e objetivos da empresa.
Este
vendedor consultor poderá também agir como um tipo de coach que ajuda a
dar suporte psicológico, de posicionamento e planejamento de metas e
objetivos.
Isto
sim é ir além do simples vendedor. Causar um impacto positivo nas
empresas dessa forma já não é mais função para vendedor de um produto só
e sim para grupos de profissionais organizados para tal fim.
O vendedor consultor age baseado nos seguintes princípios:
- Meus clientes já tem todas as informações disponíveis, mas não concentradas - eu sou o dono das informações que ele precisa para tomar as melhores decisões.
- O mercado tem todos os concorrentes que podem tirar minhas vendas, a não ser que eu: Seja insubstituível; Seja exclusivo; Seja amigo; Seja um diferencial; Seja inovador; Seja um professor; Seja conhecedor do mercado e das necessidades dele.
- Não interessa para meu cliente saber se minha empresa é a melhor do mundo. O que interessa é saber se e como eu posso resolver o problema dele.
- Ouvir mais do que falar. O cliente é quem mostra o caminho para eu construir a venda. O vendedor precisa aprender a fazer as perguntas certas.
- Não visitar qualquer empresa, mas aquelas de uma base de empresas com o perfil que se encaixa nas soluções que eu forneço. O vendedor estuda as empresas antes.
Então,
prepare-se, analise se seu perfil e os produtos que você fornece podem
se enquadrar em um atendimento como esses e tenha sucesso.
Sidnei Miranda
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