segunda-feira, 17 de julho de 2017

Venda de impacto ainda funciona?


É possível afirmar que toda venda promove, antes do fechamento, algum impacto no comprador.

Esse impacto é sempre emocional. As emoções estão sempre envolvidas no processo de compra.



De acordo com Daniel Goleman, em seu livro "Foco", os centros de atenção do cérebro, localizados na região pré frontal também são ativados pelo "sistema límbico",  a região do cérebro responsável
pelas emoções. São elas que nos conduzem para um propósito antes de tomarmos a decisão final. Colocamos atenção em algo após nos envolvermos com isso e normalmente esse envolvimento é causado por um efeito emocional.

Após nossa atenção ter sido voltada para um produto, nos envolvemos emocionalmente e depois nossa atenção se concentra nele. A partir daí podemos tomar a decisão de compra.

Então, a resposta para a pergunta do título é: SIM, venda de impacto ainda funciona.

Algo que pode ser diferente na decisão de compra para certas pessoas é o fato de elas serem controladoras de suas decisões mais a nível "racional", ou seja, buscando mais considerações sobre as vantagens objetivas do produto a ser adquirido. Entre uma decisão e outra, o tempo para a tomada de decisão aumenta. Mas no final das contas sempre vai haver uma decisão. E esta sempre será influenciada pelo impacto emocional que teve maior peso na soma geral.

O vendedor ou vendedora sempre poderá ajudar seu cliente a lembrar os aspectos que mais causaram impacto durante o envolvimento com o produto. Dessa forma poderá aumentar o efeito emocional pela memória do próprio cliente, reforçando a decisão de compra.

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