“Atender bem ou
atender mal, eis a questão”
Umas das questões
cruciais para a melhoria nas vendas é a da qualidade no atendimento.
E atualmente, isso é o que existe de menos por aí.
Recentemente estive em
uma grande loja de livros em um dos shoppings mais visitados de São
Paulo. Ao precisar da ajuda de uma das atendentes, precisei esperar
que duas delas terminassem uma conversa que:
“via-se, era bem pessoal”.
Como demoravam e a fila começou a aumentar sem que elas se dessem
conta, eu resolvi introduzir uma pergunta no meio do papo. Em tom de
voz baixo e com todo cuidado perguntei: Eu posso fazer uma pergunta?
Então elas,
subitamente terminaram o papo. A atendente que
estava mais perto de mim virou-se, olhou-me nos olhos e imediatamente
para baixo. Então soltou um som parecendo um grunhido:
Hã????...Passou pela minha frente, e foi
caminhando até um computador. Falei com ela pelas costas:
Perguntei
- Eu gostaria de saber se vocês tem um livro.
Atendente
- Qual? Foi a resposta/pergunta de costas.
Falei
qual, ela pesquisou e disse:
Atendente
- Não temos e está esgotado na editora. Já ia saindo da página
fazendo o logout quando insisti olhando para a tela:
Perguntei
- Qual é a editora?
Ela
respondeu
Atendente
– Rocco.
Clicou no botão de
sair do programa de pesquisa do sistema da loja e saiu andando sem
olhar para mim. Fiquei lá em pé me sentindo um incômodo na loja.
Resolvi sair.
Assim é com muitos
clientes em muitas instituições que investem milhares de Reais em
contratação, mas não em um bom treinamento. Aliás, a contratação
parece não estar bem afiada quando se trata, tanto de vendedores
quanto de treinadores.
Se eu te perguntar:
Qual foi a última vez que você foi mal atendido, você, quase
certamente, me dirá que foi a última vez que precisou comprar algo.
Com certeza são muitas essas experiências, elas são as que
queremos esquecer. Confesso que tenho medo de entrar em certas lojas.
Por outro lado, se eu
te perguntar quando foi bem atendido, certamente
você vai me contar uma estória fantástica de exemplo de bom
atendimento. Eu mesmo tenho uma, a última delas.
Saímos de casa para
uma festa de aniversário infantil. Resolvemos passar em um shopping
a fim de comprar um novo tênis para meu filho caçula,
pois o que estava no pé dele era o último e já estava bem ruim.
Escolhemos uma loja grande e popular para ter mais opções e ser
mais rápida a compra, pois já estávamos encima da hora. Após
escolher, provar e ir ao caixa, percebi que não tinha saldo no banco
para cobrir a compra com cartão de débito e meus cartões de
crédito estavam todos tomados. Abri minha carteira e encontrei
alguns trocados que não davam pra pagar o total do tenis. Após
diversas tentativas, resolvi abortar a operação quando o vendedor
aproximou-se e insistiu que eu levasse o tenis com a desculpa de que
ele pagaria a diferença para mim. Fiquei estático olhando para ele,
não sabia o que dizer. “Imagina, o que é isso, não precisa” No
que ele respondeu sacando sua carteira do bolso: “Vamos lá eu faço
questão” e olhando para a caixa perguntou: “Quanto falta para
completar a compra?” Então ele tirou o dinheiro da carteira em
meio aos meus protestos e a caixa fechou a venda e me entregou o
pacote imediatamente. Não tive saída, fiquei pasmo, só pude
agradecer muito e saí da loja com um sorriso inacreditável
estampado no rosto junto com meu filho feliz. Dias depois retornei à
loja para devolver o dinheiro do vendedor e agradecer por sua atitude
mais uma vez.
Mais do que atender,
precisamos atender bem. Falam em encantar o cliente, mas muitos
vendedores ainda não aprenderam o bom atendimento, quanto mais o
encantamento.
Vendedores
escolhem essa profissão por falta de opção, e não sabem da
importância desse profissional no mercado de trabalho, afinal sem
eles, como faríamos?.
Não
é tudo que podemos comprar e adquirir sozinhos, precisamos deles, e
os bons profissionais são poucos.
Um bom curso pode
proporcionar esse resultado.
Cibele Miranda é
especialista nisso e no próximo post ela vai nos falar mais sobre
esse tema, que está pedindo para ser mostrado ao mundo. Ela é uma
consultora com ótima experiência nesta área e vai mostrar os erros
e acertos em mais um tópicos da série “7 momentos da venda e a
melhor atitude para o vendedor”.
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