Momento 4:
Atitude do vendedor
frente ao mercado e as mudanças.
Uma estratégia de guerra.
O mercado atual, assim
como nossa vida, é cheio de imprevistos e surpresas. Queremos ter um
dia calmo e habitual mas nem sempre isso acontece.
A maior certeza que
temos é a da incerteza e isso é o que tem norteado nossas ações
como vendedores. Porém, há saídas para isso e é o que vamos
abordar nesse novo texto.
Novas tecnologias,
novas regras de comissionamento, novos sistemas administrativos,
nova burocracia, novo escritório, novos produtos, novo gerente.
Tudo isso funciona como
um estopim de stress para o colaborador de vendas. As novidades,
todos sabemos, normalmente vem para somar e melhorar nossos
resultados, porém, precisamos equalizar os custos emocionais
advindos dessas alterações no status de nosso dia a dia. Para isso
é bom ter estratégia.
Como fazer?
A resposta pode ser
mais simples do que imaginamos. Veja pelo ângulo de um estrategista
de guerra. Toda vez que ele percebe uma nova movimentação do
inimigo no campo de batalha, ele vai para o mapa e analisa suas
possibilidades. Certamente que ele precisa ter os recursos de
inteligência ao seu lado, além de recursos físicos e materiais.
Com o vendedor pode acontecer da mesma forma.
Na medida em que as
coisas acontecem e transformam o cenário de atuação do vendedor,
ele deve fazer uma breve parada para analisar suas táticas e
estabelecer novos rumos para chegar à vitória no seu trabalho.
Na medida em que as
coisas mudarem lembre-se das palavras de Sun Tzu no livro: A arte da guerra:
"Não repita as
táticas as quais o levaram a ganhar uma batalha, mas deixe seus
métodos preparados para uma infinita variedade de circunstâncias."
A Arte Da Guerra - Sun Tzu |
Assim vemos o quanto é
importante ter mais cartas na manga em termos de estratégia de
trabalho. Mudança pede adaptação e nós vivemos na época das
mudanças.
Outra visão de guerra
para os negócios é que a estratégia é usada em grande escala e a
tática é usada para pequena escala. Ou seja, você deve ter uma
visão de sua atuação para longo e pequeno prazo.
Imagine que seus
clientes estão mudando de endereço aos poucos. Esse é um motivo
para você mudar também. Seja de endereço para continuar vendendo
para os mesmos, seja de produto para atingir novos clientes . Essa é
uma estratégia.
Agora imagine que
entrou novo concorrente no mercado. Ele apresenta um produto
tecnologicamente melhor que o seu e com preço inferior, nesse caso,
você precisa agir rápido para que seu mercado não vire fumaça.
Abordagens de guerrilha podem ser mais interessantes para esse caso.
Por exemplo, lançar promoções rápidas a fim de manter suas vendas
e sua carteira por mais algum tempo será uma boa tática para alguns
casos. Outra tática será procurar outras áreas dentro de seus
clientes a fim de fornecer para eles também, ou ainda encontrar
novos prospects no mercado.
Outra ferramenta de
guerra é a Diplomacia onde
você deverá estabelecer alianças que multipliquem suas vendas ou
possibilidades de vendas. Desde uma secretária que simpatiza com
você lá na empresa que você quer vender e vai facilitar seu
acesso a quem você precisa, até um preposto que divulgue ou
proporciona novas vendas para você, muita coisa pode ser feita nesse
sentido.
Tanto
na guerra como nos negócios, estratégias e táticas se desenvolvem
junto com o avanço tecnológico. Você não deverá abrir mão do
uso de seus equipamentos a fim de obter melhores resultados e
vantagens operacionais. Um smartphone pode dar conta de muita
atividade que dependa, não só de contato telefônico, mas de sua
participação permanente em redes sociais, postagem em blogs,
intranet da empresa e manutenção no sistema de CRM.
Vamos
conhecer alguns princípios de estratégia militar que podemos
aproveitar em nossos trabalho como vendedores, adaptando para nossa
realidade.
O
Objetivo
Como
vendedor eu preciso ter, claro e definido, meu objetivo. Saber de
onde eu estou saindo e para onde estou me dirigindo determina minha
forma de atuação no campo de batalha, digo, no mercado.
O
objetivo da batalha significa nossa meta de vendas. Tanto a anual
como a mensal são parte do objetivo que é atingir cotas,
faturamento. Ainda que algumas coisa na empresa sejam alteradas, seu
objetivo comercial pode permanecer o mesmo, concentre e siga em
frente.
Ofensiva
A
maneira como vou me comportar em minha atuação como vendedor
baseado nas estratégias que adotei é minha ofensiva. A abordagem
que faço com meus clientes, a forma como me refiro aos concorrentes
são parte dessa ofensiva. Mais do que isso, o uso que faço de meu
tempo, do deslocamento entre um cliente e outro, das ferramentas que
me possibilitam a venda ser realizada como, equipamentos, burocracia
e contatos, também são parte de minha ofensiva comercial.
Cooperação
Todos
os envolvidos em meu trabalho são meus cooperadores. Isso inclui,
meus superiores, a telefonista, meus colegas de equipe, o auxiliar de
vendas, o marketing, o material utilizado no processo, os prepostos
que estabeleci e tudo o mais que envolve o apoio que tenho para que o
meu trabalho possa sair de forma a mais perfeita possível. Busque
aliados para suas batalhas. Até seu concorrente pode apoiar uma
venda sua.
Concentração
(Massa)
A
área em que você atua fazendo suas vendas pode ser ocupada de forma
a marcar sua presença maciçamente. Visite seus clientes com a mesma
insistência que um pernilongo assedia seu sangue. Eles tem dia e
horário para receber fornecedores, esteja lá na primeira hora, não
arrede pé, posicione-se na mente deles, seja o “Top of
mind” na sua categoria. Atenda
seu cliente com todas as ferramentas que possam facilitar o processo
de informação e de compra para ele.
Economia
Use
para sua atividade tudo o que pode ser aplicado a fim de conquistar
seu cliente, mas lembre-se de que o desperdício não faz vendas. O
Excesso de material não faz diferença, bem como o excesso de
palavras em uma entrevista. Seja certeiro e justo. Trabalhe como uma
máquina bem regulada que dá a resposta solicitada no tempo e na
medida. Guarde seus melhores recursos para os melhores resultados.
Não desperdice munição pesada em gato pequeno. Gaste o necessário,
use o necessário, guarde o necessário. Analise seu trabalho e veja
onde pode e deve gastar seus recursos de forma inteligente. Lance mão
de e-mail, Skype e outras tecnologias que dão o mesmo resultado com
baixo custo.
Manobras
Só
viaje caso sua possibilidade de lucro seja acima de 80%. Tenha em
mente que seu planejamento de visitas deve visar vários aspectos:
Clientes potenciais ou, que ainda não te conhecem, que nunca
compraram e tem potencial, que já são clientes bons e cuja
concorrência está atacando vorazmente. Saiba o momento exato de
usar a prerrogativa de status de seus superiores para acionar uma
venda. Saiba dar um passo atrás, quando a venda parece estar
perdida, para logo depois atacar com uma nova estratégia campeã.
Aprenda sempre novas estratégias de abordagem, apresentação e
fechamento. Esteja atento para as necessidades de seus clientes
farejando dentro de suas mentes através de perguntas bem pensadas.
Surpresa
Sabe
aquele produto novo que acabou de ser lançado pela companhia? Então,
é hora de mostrar para o mundo sem perda de tempo. Você resolveu
montar um blog para falar de seu produto ou serviço, envie o link
para os seus clientes e futuros clientes. Envie um convite para a
festa de final de ano da empresa, ou para um chá beneficente, para
conhecer o clube de campo, para sua festa de aniversário, chegue
com um novo brinde na mão. Enfim, surpreenda seu mercado com uma
atuação de surpresa. Apareça quando menos for esperado e mais
desejado. Pense, o que em sua empresa ou em seu produto e serviço
pode se tornar uma surpresa para seu cliente?
Segurança
Arme-se
de todas as informações necessárias para o desempenho de sua
função. Estou cansado de ver vendedor que não sabe o que dizer
quando perguntam o preço, o prazo de entrega, as condições de
pagamento, que são informações básicas e obrigatórias. Além
disso, mostre-se convicto do melhor modelo ou de quem possa
proporcionar a adaptação, montagem, entrega, etc. Demonstre ao seu
cliente a segurança que ele precisa ter para fazer negócios com
você.
Simplicidade
Quanto
mais simples for sua estratégia, melhor. Isso é bom para você,
para sua empresa e para o clientes. Nada de esquemas complicados.
Comprar seu produto precisa ser fácil, rápido e agradável. Você
pode escolher formas de encantar o seu cliente com muito pouco e de
forma simples. Facilite a vida dele, assim, você estará no topo da
lista das opções de viabilidade para os compradores. Facilidade
também vende.
Estratégias
de guerra pode ser adaptadas para as vendas como vimos acima.Você está nas trincheiras quando está no escritório. A partir do momento que sai a campo está no campo de batalhas.
Acima
disso esta o trabalho do vendedor. O trabalho convicto, apaixonado e
cheio de energia positiva. Cada um de nós pode fazer sempre mais
pela possibilidade de vender.
Pense,
estimule sua imaginação, use o que você já tem de oportunidade e
possibilidade. Aproveite sua inteligência e seus recursos internos e
externos.
E
vença, vença para você, para sua companhia, para sua família e
para o mundo.
Eu
acredito em você.
Sucesso.
Sidnei
Miranda
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