domingo, 4 de abril de 2010

Vendedor X Anti-vendedor

Até a década de 1960, quando as vendas eram feitas, na sua maioria pelos caixeiros viajantes e quando muitas lojas foram abertas para fornecer os produtos produzidos pela revolução industrial, o volume de vendas era bem maior, proporcionalmente, por vendedor, do que hoje.
Ainda não havia o conceito anti-vendedor por parte do empreendedor. Isso veio com a necessidade de redução de custo nos processos administrativos.
A ideia do anti-vendedor, nos dias atuais, tem como principal personagem, a internet, que vende 50% mais do que há três anos. E o volume total mensal das vendas realizadas pelo sistema que não inclui um vendedor pessoal é maior do que toda a venda realizada por todos os vendedores do mundo no ano inteiro de 1960.
Isso estimula o exercício futurista para imaginarmos que a figura do vendedor deverá se tornar cada vez mais escassa até virar peça de museu. Se atualmente temos uma redução no número desses profissionais, no futuro teremos uma modificação em sua atuação. Deveremos nos tornar consultores de processos de vendas. Onde o vendedor é uma máquina que deverá tornar o contato o menos frio possível.
Apesar disso, como compradores, acredito que seremos mais ágeis nos processos de aquisição de bens, não necessitando de uma pessoa para nos assessorar nisso. Os únicos que deverão restar nesses cargos serão aqueles que incluem burocracias administrativas ou de manutenção de equipamentos automatizados.
Na outra ponta temos a entrega e o pós venda que ainda precisa de pessoas trabalhando fisicamente, mas isso só quando o equipamento não faz e entrega imediata do bem.
Por fim, resta lembrar que temos uma grande oportunidade quando estamos diante de nossos prospects. É necessário termos a consciência de que o comprador é constantemente assediado por outros canais de compra e que nossa atuação deve incluir o impulso para que o fechamento seja rápido.
O vendedor atual não pode esquecer que seu comprador tem acesso rápido a qualquer informação e uma legião de formas de ofertas de compras sobre ele. Como sempre, continua valendo o grande diferencial do atendimento de qualidade. O comprador precisa lembrar-se de você e confiar em você.
Enquanto ainda é tempo, faça seu melhor trabalho.

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